Oferta Educativa
Autonomia e Flexibilidade Curricular
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A oferta educativa da escola inclui o 3º ciclo do ensino básico e 4 cursos secundários científico-humanísticos (ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas, línguas e humanidades e artes visuais).
Os critérios que determinam a definição da oferta educativa prendem-se com as expetativas educativas do meio envolvente, o que leva a que a maior parte da oferta se centre nos cursos orientados para o prosseguimento de estudos. De entre estes, é o de ciências e tecnologias que acolhe um maior número de alunos.
Em cada ano letivo, e em média, a Escola integra cerca de 1100 alunos, 500 no 3º ciclo e 600 no ensino secundário, apoiados por cerca de 100 docentes e 33 outros profissionais.
Os alunos encontram-se distribuídos por cerca de 38 a 40 turmas, igualmente repartidas pelo 3ºciclo do ensino básico e pelo ensino secundário, todas a funcionar em regime diurno. Os alunos que ingressam no ensino básico são maioritariamente provenientes do Agrupamento Conde de Oeiras, com sede na escola do mesmo nome e do ensino particular, cuja oferta é muito vasta, quer no concelho de Oeiras, quer no concelho limítrofe de Cascais.
No ensino secundário os alunos são, na sua larga maioria, os alunos que terminam o 3º ciclo na escola e que nela fazem a sua continuidade.