AUTOAVALIAÇÃO

O projeto de autoavaliação da Escola Secundária Quinta do Marquês é um instrumento estratégico essencial para o sucesso educativo, orientado para a melhoria contínua do ensino e da organização escolar. Este tem como funções medir o grau de concretização dos objetivos educativos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, e orientar a tomada de decisões fundamentadas. As principais áreas de intervenção privilegiam o fortalecimento dos processos de ensino, a melhoria da comunicação interna, o desenvolvimento profissional dos docentes e o aumento do sucesso escolar.

O processo de autoavaliação segue o modelo Common Assessment Framework (CAF Educação) e desenvolve-se num ciclo contínuo de diagnóstico / planeamento – concretização de ações – avaliação /diagnóstico.

O Planeamento Estratégico é uma ferramenta essencial para estabelecer e monitorizar a execução do Plano de Ações de Melhoria (PAM), procurando alinhar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos. Os resultados do PAM são analisados anualmente através do Observatório de Qualidade, o que agiliza possíveis propostas de reorientação educativa e tomada de decisões futuras.

:: Planeamento Estratégico

PE 22-23

      – PE 23-24

      – PE 24-25

:: Observatório de Qualidade

Relatório global 21-22

Relatório global 22-23

Relatório de autoavaliação 23-24 (CAF)

:: Plano de Melhoria

PAM Final 22-23

PAM Final 23-24

O projeto de autoavaliação da Escola Secundária Quinta do Marquês é um instrumento estratégico essencial para o sucesso educativo, orientado para a melhoria contínua do ensino e da organização escolar. Este tem como funções medir o grau de concretização dos objetivos educativos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, e orientar a tomada de decisões fundamentadas. As principais áreas de intervenção privilegiam o fortalecimento dos processos de ensino, a melhoria da comunicação interna, o desenvolvimento profissional dos docentes e o aumento do sucesso escolar.

O processo de autoavaliação segue o modelo Common Assessment Framework (CAF Educação) e desenvolve-se num ciclo contínuo de diagnóstico / planeamento – concretização de ações – avaliação /diagnóstico.

O Planeamento Estratégico é uma ferramenta essencial para estabelecer e monitorizar a execução do Plano de Ações de Melhoria (PAM), procurando alinhar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos. Os resultados do PAM são analisados anualmente através do Observatório de Qualidade, o que agiliza possíveis propostas de reorientação educativa e tomada de decisões futuras.

A Equipa de Autoavaliação (EAA), composta por professores, assistentes, alunos e encarregados de educação, coordena as atividades, assegurando a recolha e análise de dados, bem como a implementação e a divulgação de ações de melhoria.

Com um foco em inovação e inclusão, o planeamento estratégico para 2024/2025 visa consolidar a ESQM como uma escola de referência, preparando os alunos para os desafios do mundo atual através de uma educação de qualidade e um ambiente escolar colaborativo e seguro.