A Escola Secundária Quinta do Marquês promove, ao longo do ano letivo, uma vasta e diversificada oferta de projetos pedagógicos, científicos e culturais, orientados para o desenvolvimento integral dos alunos e para a promoção de uma cidadania ativa, crítica e solidária. Com enfoque na interdisciplinaridade, na inovação e na sustentabilidade, estas iniciativas envolvem alunos de diferentes níveis de ensino e constituem um espaço privilegiado de aprendizagem, experimentação e partilha, reforçando o sentido de identidade e a articulação com a comunidade local, nacional e internacional.

A Empresa
Projeto multidisciplinar de empreendedorismo que promove a criação e gestão de uma miniempresa pelos alunos, desde a conceção até à sua dissolução. Desenvolve competências em áreas como gestão financeira, produção, vendas e comunicação, com integração de conteúdos de Economia, TIC, Inglês, Português e Matemática. Inclui apresentações em eventos como o “Júnior Market” e a “Final Nacional”.

AcompanhAR-TE
Oficina de apoio técnico-operacional, disponível mediante requisição, que serve de suporte à realização de projetos práticos desenvolvidos por alunos e docentes.

Clube Ciência Viva da ESQM
Promove a literacia científica e o gosto pela ciência através de projetos interdisciplinares, experiências laboratoriais, saídas de campo e participação em eventos como a Noite Europeia dos Investigadores e a Semana da Cultura Científica. Estimula a criatividade e o pensamento crítico, em articulação com outras áreas curriculares e clubes escolares.

CLAM
Espaço de expressão artística, ecológica e cidadã que cruza artes visuais, literatura, cinema e reflexão sobre os direitos humanos. Desenvolve atividades de criação, fruição e formação com enfoque na sustentabilidade, identidade, memória e diversidade, em articulação com entidades como a UNESCO e a Amnistia Internacional. Inclui oficinas criativas, saídas de campo, exibições cinematográficas, instalações e performances artísticas.

Clube do Património – Trilhos da Memória: De Lisboa a Oeiras
Projeto centrado na valorização do património histórico, cultural e natural do concelho de Oeiras, com o objetivo de preservar a memória coletiva e fortalecer a identidade local. Através de percursos interpretativos, desafios interativos, investigações e produções criativas, os alunos exploram e reconstroem a história e o legado do território onde vivem.

Clube de Programação, Robótica e Multimédia
Fomenta competências digitais através do contacto com a programação, robótica, Internet das Coisas, modelação 3D e edição multimédia. Estimula a criatividade tecnológica e o pensamento computacional, integrando projetos com relevância ambiental e social, em articulação com programas como a Escola Azul, UNESCO e Apps for Good.

Clube Europeu
Dinamiza atividades que promovem os valores e a cidadania europeia, através de concursos, exposições, debates e comemorações de efemérides. Estimula o pensamento crítico e o conhecimento sobre temas como os direitos humanos, ambiente, paz e diversidade cultural, reforçando o sentimento de pertença ao espaço europeu.

Desporto Escolar
Contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional dos alunos através da prática desportiva regular, em contexto competitivo e recreativo. Organiza atividades internas e externas, como corta-mato, torneios, e modalidades diversas (canoagem, surf, voleibol, basquetebol, entre outras), promovendo hábitos de vida saudáveis e espírito de equipa.

Eco-Escolas
Projeto de educação ambiental que mobiliza alunos e professores para a adoção de práticas sustentáveis e a melhoria do desempenho ecológico da escola. As ações incidem sobre temas como resíduos, reciclagem, energia, biodiversidade e água, através de campanhas, exposições, podcasts e saídas de campo, promovendo a responsabilidade ambiental e a cidadania ativa.

Escola Azul
Iniciativa que visa a sensibilização para a proteção dos oceanos e a redução da poluição marinha. Desenvolve atividades de formação, investigação, visitas de estudo, saídas de campo, intercâmbios internacionais e campanhas de limpeza costeira, em articulação com parceiros científicos e educativos, no âmbito do programa Escola Azul e da UNESCO.

Quinta News
Publicação digital colaborativa que visa divulgar atividades escolares, notícias, entrevistas, reportagens e conteúdos visuais produzidos por alunos e professores. Incentiva a comunicação, a criatividade e a participação ativa na vida da escola

MatemáticaMente
Projeto que promove a valorização da Matemática de forma criativa e interdisciplinar. Inclui a participação em concursos como as Olimpíadas Portuguesas de Matemática e o Canguru Matemático, bem como atividades lúdico-pedagógicas como a Feira do Tangram, exposições, construções tridimensionais e desafios ligados à sustentabilidade.

Memoshoá
Projeto de educação para a memória e para os direitos humanos, centrado na evocação do Holocausto e na reflexão sobre a história contemporânea. Através de exposições, visitas guiadas, concertos temáticos e ações formativas, promove a consciência histórica, a empatia e a luta contra todas as formas de discriminação.

Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES)
Projeto transversal que sensibiliza para estilos de vida saudáveis e para a importância da saúde física, mental e emocional. Assinala datas significativas com ações práticas, campanhas de sensibilização e articulação curricular, abrangendo temas como alimentação, higiene oral, sono, afetos e atividade física. Inclui rastreios, formação em suporte básico de vida e atividades interdisciplinares.

Apps for Good
Programa de desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo social, que desafia os alunos a conceber e prototipar aplicações móveis inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Inclui sessões de formação, contacto com especialistas e apresentação pública de ideias através de vídeos, cartazes e apresentações tipo “pitch”.

Rede de Escolas Associadas da UNESCO
Projeto que integra a ESQM na Rede UNESCO, promovendo valores como paz, sustentabilidade e diversidade cultural. Dinamiza campanhas, exposições, visitas de estudo, debates e concursos sobre temáticas como clima, migrações, energia, oceanos e cidades sustentáveis, reforçando o compromisso com uma educação transformadora.

Redes Sociais na ESQM
Projeto que visa a comunicação e divulgação institucional da escola nas redes sociais, através da criação e gestão de conteúdos para o Instagram oficial. Envolve a produção regular de publicações visuais e informativas sobre atividades, eventos e testemunhos da comunidade escolar. @somos.esqm

Voluntariado na ESQM
Projeto de intervenção social e humanitária que promove o envolvimento cívico dos alunos em causas solidárias. Desenvolve ações como campanhas de recolha de bens, apoio a famílias carenciadas e colaboração com organizações como a Mary’s Meals, Dress a Girl Around the World e a Associação Capulana.

Horta Pedagógica Biológica
Projeto de educação ambiental que promove o contacto direto com práticas agrícolas sustentáveis, integrando conteúdos curriculares de diversas disciplinas. Desenvolve atividades regulares na horta da escola, comemorações temáticas, visitas a hortas biológicas locais e ações no âmbito do programa Oeiras Educa, reforçando a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental dos alunos.

Be Butterfly Friendly – Plantar Borboletas
Iniciativa de preservação da biodiversidade que envolve a plantação de espécies hospedeiras e nectaríferas para atrair e proteger borboletas. Inclui formação, saídas de campo, sementeiras, concursos de desenho e recolha de dados científicos em colaboração com o projeto Biodiversity4all, promovendo a sensibilização ecológica e a ciência cidadã.

Erasmus+ GreenComp4Adapt
Projeto europeu que visa a integração da educação ambiental no currículo escolar, com base no Quadro Europeu de Competências em Sustentabilidade (GreenComp). Promove a formação de professores, assembleias de estudantes e a participação ativa da comunidade educativa na definição de políticas ambientais e educativas locais, com foco na ação climática.