Escola Secundária Quinta do Marquês
Escola
Ano letivo 2018/2019
Órgãos e Serviços
Documentos Orientadores
Oferta Educativa
Atividades e Projetos
Blogs e Webdisciplinas
Galeria
Documentos / Legislação
Links

Alunos

Professores

Encarregados de Educacão

Galeria de Eventos

 
|<<
<<
1
2
3
>>
>>|

Orçamento Participativo

Orçamento Participativo

Aromas e Sabores da nossa Quinta

Aromas e Sabores da nossa Quinta

Projetos de solidariedade e ... outros!

Projetos de solidariedade e ... outros!

Associação de Pais - 03/07/2017

Arraial do Marquês - Teatro, Música, Dança e muito mais!

Arraial do Marquês - Teatro, Música, Dança e muito mais!

2 de junho

III Colóquio de Jovens Filósof@s

 III Colóquio de Jovens Filósof@s

A ESQM tem a honra de receber o III Colóquio dos Jovens Filósofos.
 
Serão apresentados os ensaios vencedores nas VI Olimpíadas da Filosofia: evento realizado este ano, em Lagos, com a participação de dois alunos da nossa escola.

 

7 de Fevereiro

Dia da Internet Mais Segura

Dia da Internet Mais Segura

Hoje dia 7 de fevereiro de 2017 comemora-se o Dia da Internet Mais Segura, promovido pela European Internet Safety Network (InSafe) e pela International Association of Internet Hotlines (INHOPE), com o apoio da Comissão Europeia.

O tema escolhido para 2017 - “Marca a Diferença: Unidos por uma Internet Melhor” - tem como objetivo promover a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos, em particular crianças e jovens.

Na nossa escola, para além das iniciativas nas aulas de TIC, irão ser dinamizadas sessões de Internet Segura no dia 10 de Fevereiro, com a parceria da Microsoft.

 

A nossa escola destacou-se a nível nacional com a obtenção do segundo lugar nas duas categorias para as quais concorreu e uma menção honrosa.

Os resultados do concurso “Um conto que contas” – 2016/17 estão disponíveis na página web do concurso, em http://www.spmsul.uevora.pt/concurso.htm

Resultados para a Categoria A4 ( Contos individuais)
  
2.º classificado Título: O desafio da liberdade Autora: Joana Barata Vaz Ano de escolaridade: 11.º ano Escola: ES Quinta do Marquês – Oeiras Professora responsável: Gabriela Almeida 
 
Menções Honrosas (sem qualquer ordenação) 

Título: A Matemática liberta Autora: Carolina Castro Ano de escolaridade: 11.º ano Escola: ES Quinta do Marquês – Oeiras Professora responsável: Gabriela Almeida 

Resultados para a Categoria B4  (contos em grupo)
 
2.º classificado Título: O labirinto matemático Autores: Afonso Almeida, Ana Beatriz Oliveira, Carolina Ferreira e Duarte Elvas  Ano de escolaridade: 11.º ano Escola: ES Quinta do Marquês – Oeiras Professora responsável: Gabriela Almeida 

CLUBE EUROPEU

POR UMA EUROPA DE VALORES

POR UMA EUROPA DE VALORES

A 16 de dezembro, tivemos a honra de receber a eurodeputada Ana Gomes, que veio conversar com os alunos das turmas E(Geografia) e F do 10º ano  e turmas E e F  do 11º ano sobre a relação existente entre SEGURANÇA, PAZ e DEMOCRACIA.

Foram várias as referências aos Direitos Humanos, direitos universais, que todos os dias vemos desrespeitados em zonas do globo como a Síria. A eurodeputada falou do trabalho que desenvolve no Parlamento Europeu, em nome de um continente que não está a ser capaz de dar resposta ao princípio máximo de progresso e desenvolvimento para todos. A interrogação “crise dos refugiados ou crise de valores?” levou à troca de perspetivas entre alunos e oradora.

 

Diplomas de participação no Escalão A (Ensino Básico), referentes às IV Olimpíadas da Língua Portuguesa

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Tradições Natalícias

Tradições Natalícias

O Clube do Património e a professora de EMRC organizaram no dia 15 de dezembro a atividade Tradições Natalícias, especialmente dirigida a pais e alunos do ensino básico. Constou de um lanche de Natal, composto pelas iguarias que os pais prepararam, alusivas às suas tradições de família nesta época natalícia. Os pratos vieram devidamente identificados, com informação sobre a sua confeção e a zona de origem. Tudo muito bom e saboroso, principalmente o convívio e a oportunidade de apresentar aos encarregados de educação algumas atividades desenvolvidas com os seus educandos. 

 

Code Week - 5 a 11 de Dezembro

Code Week  - 5 a 11 de Dezembro

Entre 5 e 11 de Dezembro, o Movimento Código Portugal teve a iniciativa de familiarizar todas as escolas para a programação e código.  

A contribuição de cada escola permitiu acender uma luz na árvore de Natal no pavilhão do conhecimento, que representa a nossa Comunidade Educativa na grande árvore de Portugal! 

A nossa escola aderiu à iniciativa, no dia 7, com a colaboração da ex-aluna Raquel Casteleiro, atual estudante do Instituto Superior Técnico e a turma do 7º C numa aula de TIC. Os alunos acharam interessante, desafiante e foi 1h30 de muito entusiasmo por cada nível passado.

Para o ano há mais!

Prof. Sandra Nogueira

Dia Nacional do Mar - 16 de Novembro

Dia Nacional do Mar - 16 de Novembro

Para assinalar o Dia Nacional do Mar e alertar para a importância de proteger os oceanos, os alunos de 8.º ano construíram, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, modelos tridimensionais de seres vivos marinhos, recorrendo, preferencialmente, à reutilização de materiais. Foi organizado um painel com os trabalhos das diversas turmas e outros modelos ficaram ainda em exposição na Biblioteca da Escola.

Halloween - 31/10

Halloween - 31/10

E mais uma vez a sala de professores também se preparou para comemorar o Halloween. 

JOURNE EUROPENNE DES LANGUES - 26 OCTOBRE 2016

JOURNE EUROPENNE DES LANGUES - 26 OCTOBRE 2016

Pour célébrer la Journée Européenne des Langues,le Département des Langues,de l’École Secondaire Quinta do Marquês, à Oeiras, a organisé des activités avec les élèves de la 8èmeannée. Une exposition sur la diversité linguistique de l’Europe et l’importance de l’apprentissage des langues a été présentée dans la cour des élèves. Un grand nombre d’informations était à la portée de tous, grâce à des pancartes décorées avec des affiches et posters, ainsi que des autocollants portant des mots en plusieurs langues. Il y avait aussi de grandes tables avec des prospectus et des magazines. Tous les élèves de notre école ont eu l’occasion de la visiter. 

 

 

Dia Mundial da Alimentao - 14 de outubro

Dia Mundial da Alimentao - 14 de outubro

A ESQM comemorou o Dia Mundial da Alimentação a 14 de outubro. Nesse dia foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano de escolaridade que, em grupo, e durante duas aulas práticas de Ciência Naturais, construíram um gráfico referente aos índices de obesidade, obesidade infantil, hipertensão e diabetes não só em Portugal, mas também em outros países da UE e América. Elaboraram ainda um balão de fala com mensagem e imagem alusivas aos índices de qualidade de saúde supracitados.

A Associação de Pais uniu-se à comemoração e permitiu que todos os alunos envolvidos na atividade desfrutassem de um lanche matinal saudável, contribuindo com uma maçã por aluno. Apetitosa!

Coordenadora do PES, Professoras de 9º ano de Ciências Naturais e APESQM

Receo aos professores

Receo aos professores

 

 

 

 

 

 

Olimpadas de EMRC

Olimpadas de EMRC

No âmbito do Projeto Educativo de 2015/2016 “Felizes os Misericordiosos”, e enquadrado no PAA da Escola, os alunos de EMRC realizaram as seguintes atividades:PeddyPaper em Sintra; visita de estudos aos Templos religiosos (Templo Hindu, Mesquita, Sinagoga e Igreja de São Tomás de Aquino em Lisboa); Olimpíadas de EMRC no colégio Maristas de Carcavelos. As atividades permitiram aos alunos apreender e concretizar algumas finalidades da disciplina, nomeadamente: Aprender a posicionar-se, pessoalmente, frente ao fenómeno religioso e agir com responsabilidade e coerência; Entender e protagonizar o diálogo ecuménico e inter-religioso; conhecer e descobrir o significado do património artístico e religioso e da simbólica cristã; Estabelecer o diálogo entre a cultura e a fé….

Visita de estudo - 9ºC/D

Monte Selvagem - Montemor-o-Novo

Monte Selvagem - Montemor-o-Novo

Um dia diferente.

No dia 14 de abril saímos pela manhã, em direção ao Monte Selvagem.

Privámos com o património natural, raro de acontecer nos nossos atribulados dias. Conhecemos os hábitos de alguns animais que permanecem no seu estado selvagem, tocámos em aninais domésticos, observámos flores e plantas.

Houve também momentos de convívio e descontração.

Os alunos adoraram e nós (professores) também!

Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno

Teatro realizado pelas turmas B, C e E, no dia 22 de abril.  Este trabalho foi dinamizado pela professora de português Verónica Baptista com a colaboração dos professores Isabel Monge, Pedro Morais e Izilda Pires. Desde janeiro - primeiro nos ensaios e depois, mais tarde, na elaboração de cenários, no guarda-roupa, no som, nos adereços, na maquilhagem, na elaboração de convites e do panfleto - os alunos destas turmas estiveram presentes na escola às sextas feiras à tarde para tornar possível este espectáculo. Parabéns pelo esforço e pelo trabalho.

Prof.Verónica Baptista

 

 

 
|<<
<<
1
2
3
>>
>>|

Auto da Barca do Inferno

Contactos

Auto da Barca do Inferno

Ass. de Pais

Auto da Barca do Inferno

Ass. de Estudantes

Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
 
Escola
Ano letivo 2018/2019
Órgãos e Serviços
Documentos Orientadores
Oferta Educativa
Atividades e Projetos
Blogs e Webdisciplinas
Galeria
Documentos / Legislação
Links